Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Responsável por esquema de falsificação e adulteração em adega é preso em Campinas

Publicada em: 20/10/2025 15:03 -

Responsável por esquema de falsificação e adulteração em adega é preso em Campinas
Autor mantinha comércio em condições insalubres, com bebidas vencidas e indícios de adulteração
A Polícia Militar prendeu em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (16), um homem de 28 anos responsável por um esquema de falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas em uma adega localizada na Vila Formosa, em Campinas (SP).
A ação teve início após uma denúncia de furto. No local, os policiais encontraram o estabelecimento em condições insalubres, com diversas bebidas vencidas, embalagens danificadas e fortes indícios de adulteração nos rótulos. Também foram apreendidos equipamentos utilizados para remarcar datas de validade, como lixadeira automática, sopradores térmicos e frascos de tíner.
Durante a vistoria, as equipes localizaram um caderno com testes de carimbo de validade, além de garrafas e latas que apresentavam camadas de líquidos de diferentes densidades e cores, sugerindo deterioração ou manipulação do conteúdo. As remarcações nas latas apresentavam resquícios de datas antigas, evidenciando o processo de falsificação.
O responsável pelo comércio confessou informalmente que comprava bebidas vencidas, alterava as datas de validade e revendia os produtos no próprio estabelecimento. Representantes da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) estiveram no local e confirmaram a falsificação de pelo menos uma garrafa de vodca e uma de cerveja.
Ao todo, foram apreendidas 19 garrafas de bebidas destiladas, 24 garrafas de cerveja e 46 pacotes de cigarros, além dos equipamentos utilizados nas falsificações. Exames periciais foram solicitados, e a operação contou com o apoio da Vigilância Sanitária municipal.
O homem foi autuado em flagrante por crimes contra as relações de consumo e por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Um segundo suspeito, de 35 anos, que prestava serviços ao autor, também é investigado.
O caso foi registrado no plantão do 1º Distrito Policial de Campinas e encaminhado ao 5º DP, área dos fatos, que dará continuidade às investigações por meio de inquérito policial.
A ação faz parte do gabinete de crise criado para combater casos de contaminação de bebidas por metanol no estado. Desde a confirmação dos primeiros casos, em setembro, ações de saúde e segurança vêm sendo intensificadas, juntamente com a divulgação de informações para orientar a população sobre os riscos. Boletins diários estão disponíveis na Agência de Notícias do Governo do Estado
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...